Referências em transformação social se encontram para bate papos gratuitos no Festival Setor Criativo Sul

Debates serão oportunidades de refletir e transformar: entenda os temas de cada uma das atividades

                            Apoie o jornalismo interdependente aqui!

Existem muitos motivos para você ir ao Festival Setor Criativo Sul. Um deles, sem dúvida, é ouvir o José Pacheco. Referência em educação inovadora, a ferramenta que ele propõe – com sucesso retumbante – é a liberdade. Para entender melhor, fica o convite: a palestra deste educador que atua por uma educação humanizadora será na sexta-feira, 04 de agosto, no SESC às 17:35.

Abaixo, o resumo de temas propostos nos paineis e palestras do Festival Setor Cultural Sul – sabendo, de antemão, que as conversas costumam fugir do papel e, ao ganhar vida, abarcar outros assuntos e ganhar novos olhares. Ainda bem!

Que precisamos de mais educação, todo mundo sabe. Mas que educação? Qual educação? O nosso sistema educacional, tanto público quanto privado, tem se mostrado ineficaz na formação de pessoas conscientes das demandas mais urgentes da sociedade, da realidade e de seus inúmeros problemas. O que chamamos hoje de “educação”, pode ser entendido como uma espécie de treinamento para as demandas de um mercado mal direcionado. Não somos educados para entender a complexidade das relações; não é comum termos a nossa curiosidade estimulada. Pelo contrário, a grade curricular fixa costuma limitar nossa experiência com o mundo a algo padronizado para todos. Por outro lado existem várias iniciativas educacionais que buscam formar indivíduos que, além de dominarem o básico da grade curricular comum, são instigados a se autoconhecer e a resolver os diversos problemas da sociedade contemporânea.

PAINEL NOVA EDUCAÇÃO

+ EcoHabitare Projetos com José Pacheco 

+ Mangarandú com Henrique Veloso

+ Projeto Sala com Leila Ribeiro

+ Vivendo e Aprendendo com Adriana Pereira

+ Ced São Francisco com Matheus de Sousa

***

Como o setor público pode servir aos interesses da população?
A política institucional, espaço que deveria representar os anseios da população, serve como mero instrumento de manutenção de poder de certos grupos. Corrupção, superfaturamentos e descaso com o bem comum são as regras no jogo político. Nesse cenário onde a população não se sente mais representada, surgem profundos anseios por renovação. A sociedade civil está se unindo para repensar modos de participar mais ativamente da democracia e ocupar os espaços institucionais. Nesse painel, teremos representantes de alguns movimentos que atuam pela renovação política: Acredito, Agora!, Livres, Mandato Coletivo e Raiz Movimento Cidadanista.

PAINEL RENOVAÇÃO POLÍTICA

+ Acredito com Thaynara Melo

+ Movimento Agora com Leandro Grass

+ Livres com Fernanda Fernandes Reis

+ Mandato Coletivo com Thiago Ávila

+ RAiZ – Movimento Cidadanista com Raphael Sebba

***

Como lidar com os nossos rejeitos?

O destino das sobras do que consumimos é um dos principais desafios das grandes cidades e que está nos causando sérios problemas. Muitas pessoas estão olhando para o “lixo” de uma outra forma: como recurso. Assim, repensam os produtos desde a sua concepção até o descarte. Reduzir, reciclar e reutilizar é o X da questão. Usar menos, o que usar, usar da forma mais eficiente o possível.
Nesse painel, discutiremos o caminho do lixo com pessoas que estão inovando na área da compostagem e reciclagem: Projeto Compostar, Destino Correto, Re-ciclo e Ecozinha.

PAINEL REDUÇÃO DE LIXO

+ Destino Correto com Hugo Vale

+ Projeto Compostar com Lucas Moya

+ Re-ciclo com Andreza Livramento

+ Instituto Ecozinha com Paulo Mello Filho

* Mediação: Cris Mardine

Teremos também um momento especial para analisar festivais como o nosso:

PAINEL EVENTOS: QUE RESÍDUOS GERAM?, com a Cris Mardine, do Chefs nos Eixos


***

Como alimentar o mundo de forma sustentável?

Como estamos nos alimentando? E o que estamos alimentando no mundo quando nos alimentamos? Todos comemos (ou deveríamos comer) pelo menos 3 vezes por dia. Os nossos hábitos alimentares, portanto, impactam a nós mesmos e a todo o nosso meio. Nesse painel discutiremos formas de se alimentar que visam o equilíbrio individual, social e ambiental e contaremos com representantes da Central do Cerrado, do restaurante Buriti Zen, do Movimento Slow Food Cerrado e da tecnologia social CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura.

PAINEL ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

+ Central do Cerrado com Luiz Carraza

+ Buriti Zen com Ana Paula Boquadi 

+ Slow Food Brasil com Tainá Zaneti

+ CSA Brasil com Renata Navega

* Mediação: Bruna De Oliveira

Teremos também uma palestra sobre PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) com a Bruna de Oliveira
***

Como aumentar a produção local de alimentos?
As cidades surgiram em torno de terras agricultáveis. Ao longo do tempo, com a revolução industrial, a arte de plantar comida foi se distanciando das cidades e se concentrando no campo. Hoje muitas pessoas tentam retomar essa essencial atividade humana que, além de nos alimentar, nos reconecta com a comunidade e com a terra.
Nesse painel, teremos representantes de várias hortas comunitárias de Brasília, conversando sobre a importância do cultivo local e comunitário.

PAINEL AGRICULTURA URBANA

+ Horta Comunitária Girassol com Hosana Do Nascimento Cardoso

+ Projeto Reação com Julia Maciel

+ Mudas para Mudar com Igor Caribé

+ GT de Agricultura Urbana com Alda Duarte

* Mediação: Guto Zorello
***
Como usar a inteligência sistêmica para uma vida em equilíbrio com o nosso meio?
A ciência e a prática permaculturais, saberes/fazeres sistêmicos e integradores, têm desenvolvido inúmeras soluções para os mais diversos problemas da contemporaneidade. Em tempos de crises das mais diversas – ambientais, sociais e individuais – se torna necessário uma prática que use os recursos da forma mais eficiente e que, ao mesmo tempo, ofereça uma outra visão de mundo, mais cooperativa e harmoniosa.
Vamos entender o papel da permacultura nos dias atuais e como a sua visão e prática podem oferecer caminhos para uma sociedade verdadeiramente sustentável.

PALESTRA “PERMACULTURA: SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA OS DESAFIOS DA ATUALIDADE” com SÉRGIO PAMPLONA
***

Como a forma de trocar produtos e serviços muda a realidade?
Uma nova economia está surgindo. Uma economia de abundância. No lugar da competição como regra do jogo, a cooperação e a colaboração surgem como o caminho mais oportuno.

Cada dia mais pessoas estão tomando a consciência de que o modelo econômico vigente acaba por nos trazer mais coisas ruins do que boas. O consumismo, engrenagem fundamental da nossa economia,­ gera dependência de bens fúteis e promove o uso exagerado de recursos naturais. Estamos destruindo a natureza e o tecido social em nome de um “progresso econômico” que não faz muito sentido. Em outras palavras, nossa economia não é nem um pouco econômica. Quanto menos eco-lógica. Ela não respeita a nossa casa. A Terra. Nem a nossa saúde física e mental.

Nesse painel, conversaremos sobre práticas que visam novas formas de troca, mais justas e em que todos saiam ganhando. Contaremos com a presença de representantes do Banco de Tempo Brasília, com o professor João Luiz Homem Carvalho que falará sobre o Decrescimento e com a start-up brasiliense Ribon que se utiliza da tecnologia para promover trocas sociais ao redor do mundo.

PAINEL NOVAS ECONOMIAS

+ Lais Guedes do Banco de Tempo Brasília

+ João Luiz Homem de Carvalho, professor de “Decrescimento” na Unb

+ Rafael Rodeiro do Ribbon.io

***

Como compreender a saúde de modo integral?
Tivemos um notável aumento na qualidade e espectativa de vida nos últimos cem anos. Por outro lado, experienciamos um enorme crescimento nos casos de doenças crônicas, câncer, obesidade e depressão. Por quê? Entre muitos fatores se destacam a poluição, os agrotóxicos, a má alimentação, o stress, a falta de sentido na vida… Muitos profissionais da área da Saúde estão percebendo a gravidade desses problemas e trabalhando por alternativas mais inteligentes na arte da cura.

Nesse painel, teremos pessoas que estão engajadas com novas formas de lidar com o corpo e com a mente. Métodos que integram as diversas áreas do saber com o intuito da restauração da saúde individual, social e ambiental.  

PAINEL SAÚDE INTEGRATIVA

+ Maria Bezerra da Escola de Benzedeiras de Brasília

+ Dandara Baçã da UnB

+ Marcos Freire do CERPIS

+ Everton Santos do Hospital São Vicente de Paulo

* Mediação: Deise Lopes do Instituto Vitta


***
Como a emancipação da mulher está mudando a sociedade?
Séculos de submissão e papel secundário nas mais diversas culturas e atividades sociais. Essa foi a realidade geral da mulher há até pouco tempo. Agora vivemos tempos de emancipação e reconfiguração dos papéis sociais. Do “sexo frágil” a “o que ela quiser ser”, estamos vivendo uma profunda desconstrução de um paradigma enraizado no imaginário coletivo. Essa realidade está causando mudanças em todas as escalas das organizações humanas, de empresas, passando pelo governo e até a concepção de família.
Nesse painel, conversaremos sobre o papel das mulheres no caminho para uma sociedade mais justa e equilibrada.

PAINEL DAS MINA: a voz das mulheres do DF nas Ruas e nas Redes

+ Karlinha Ramalho, poetiza, professora e produtora cultural

+ Meimei Bastos, escritora e coordenadora do Slam Q’brada

+ Rayane Soares, ativista cultural

* Mediação: Marilia Sampaio
***

Ocupação de espaços, diversidade, visibilidade, inclusão, orgulho, respeito, cidadania. Temas que dizem respeito a todos são conquistas universais, conseguidas graças a quem se atreve a levantar bandeiras.

Painel OCUPAÇÃO LGBT+ NOS CENTRO URBANOS

+ André Balduino do Soho Thermas

+ Julianna Motter, artivista e poeta urbana

+ Maria Leo Araruna, performer e escritora

* Mediação: Bruna Penha e Felipe Areda

***
Como nos locomover nas cidades da forma mais eficiente e sustentável?
Temos o direito inalienável de ir e vir, mas o modelo imposto facilita algumas formas de locomoção e restringe outras. Nesse painel, discutiremos os caminhos para garantir esse direito a toda a população da cidade e das formas mais sustentáveis o possível.

PAINEL MOBILIDADE:

+ Secretaria de Mobilidade 

+ Bike Anjo com Anderson Paz

+ Aplicativo de mobilidade

* Mediação: Adriana Souza

***

Conversa sobre criadores de conteúdos criativos na internet. Brasilienses criadores do mundo digital, os chamados creators. Vamos abordar esse assunto com uma galera que já trabalha com isso há anos por aqui e tem reconhecimento na área. Convidados: uma delas participou do Creators Boost no Youpix (SP), que é uma imersão de aceleração de creators (a seleção é super acirrada); outro creator é um dos brasileiros mais admirados/seguido no Pinterest Brasil e a outra é uma youtuber da perifa que ajuda meninas negras a valorizar suas raízes. Esse universo de creators é pouco explorado nos talks da cidade. Mediação: Leila Ribeiro –

PAINEL CREATORS BRASÍLIA

+ Matheus Fernandes do Blog do Math

+ Rhenan Soares do Halegoria Cultural/A mulher do Piolho

+ Júlia Sá da UnB Digital

* Mediação: Leila Ribeiro

***

A movimentação da nova economia em Brasília começou a ter projeção na cidade a partir de eventos criados e produzidos de forma independente do poder público. Vamos reunir alguns destes movimentos para revisitar o passado, entender o presente e projetar o futuro deste segmento.

PAINEL EVENTOS INDEPENDENTES:

+ Chefs nos Eixos com Cristiane Mardine

+ Ossobuco com Denise Köche

+ Festival Móveis Convida com Fabio Pedroza

* Mediação: Julia Hormann

***
A arte pulsa em Brasília desde a sua gênese. Seja em forma de grafites, murais, esculturas, músicas, arquitetura ou poesia, a criatividade faz parte do nosso DNA. Se queremos continuar imaginando outros mundos possíveis – e os concretizando – a arte exerce um papel fundamental. É ela que conecta e dá sentido a todos os saberes e práticas.
Nesse painel receberemos pessoas que estão pensando a arte nas ruas de Brasília e o seu fundamental papel para a criação de outras realidades.

***

PAINEL ARTE URBANA – MULHERES E A ARTE DE RUA

+ Ju Borgê, grafiteira

+ Camila Siren, grafiteira

+ Patrícia del Rey do Coletivo Transverso

***

Segue a programação completa do Festival. Fique de olho em eventuais mudanças acompanhando a página do evento no Facebook.

SESC

SEXTA (03.08):

9h: PAINEL EVENTOS INDEPENDENTES:

+ Chefs nos Eixos com Cristiane Mardine

+ Ossobuco com Denise Köche

+ Festival Móveis Convida com Fabio Pedroza

* Mediação: Julia Hormann

10h15: PAINEL DIREITO À CIDADE:

+ Mercado Sul VIVE com Daniela Rueda

+ MOB Movimente e Ocupe seu Bairro com Manuella Carvalho Coelho

+ Mateus da Galeria Pilastra

* Mediação: Hellen Frida da Casa Frida

11h30: PAINEL MOBILIDADE:

+ Secretaria de Mobilidade 

+ Bike Anjo com Anderson Paz

+ Aplicativo de mobilidade

* Mediação: Adriana Souza

ALMOÇO

14h PAINEL EVENTOS: QUE RESÍDUOS GERAM?

15h15: PALESTRA “Permacultura: soluções criativas para os desafios da atualidade” com SÉRGIO PAMPLONA

16h20: PAINEL NOVA EDUCAÇÃO

+ EcoHabitare Projetos com José Pacheco 

+ Mangarandú com Henrique Veloso

+ Projeto Sala com Leila Ribeiro

+ Vivendo e Aprendendo com Adriana Pereira

+ Ced São Francisco com Matheus de Sousa

17:35: PALESTRA “Por uma educação humanizadora” com JOSÉ PACHECO

**SESC**

Sábado (04.08):

9h: PAINEL ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

+ Central do Cerrado com Luis Carrara

+ Buriti Zen com Ana Paula Boquadi 

+ Slow Food Brasil com Tainá Zaneti

+ CSA Brasil com Renata Navega

* Mediação: Bruna De Oliveira

10h15: continuação Painel Alimentação Sustentável

11h30: PAINEL REDUÇÃO DE LIXO

+ Destino Correto com Hugo Vale

+ Projeto Compostar com Lucas Moya

+ Re-ciclo com Andreza Livramento

+ Instituto Ecozinha com Paulo Mello Filho

* Mediação: Cris Mardine

ALMOÇO

14h: PAINEL AGRICULTURA URBANA

+ Horta Comunitária Girassol com Hosana Do Nascimento Cardoso

+ Projeto Reação com Julia Maciel

+ Mudas para Mudar com Igor Caribé

+ GT de Agricultura Urbana com Alda Duarte

* Mediação: Guto Zorello

15h15: PAINEL RENOVAÇÃO POLÍTICA

+ Acredito com Thaynara Melo

+ Movimento Agora com Leandro Grass

+ Livres com Fernanda Fernandes Reis

+ Mandato Coletivo com Thiago Ávila

+ RAiZ – Movimento Cidadanista com Raphael Sebba

16h20: continuação Painel Renovação Política

17:35: Painel OCUPAÇÃO LGBT+ NOS CENTRO URBANOS

+ André Balduino do Soho Thermas

+ Julianna Motter, artivista e poeta urbana

+ Maria Leo Araruna, performer e escritora

* Mediação: Bruna Penha e Felipe Areda

**MUSEU CORREIOS:**

Sexta feira (03.08)

9h: PAINEL CREATORS BRASÍLIA

+ Matheus Fernandes do Blog do Math

+ Rhenan Soares do Halegoria Cultural/A mulher do Piolho

+ Júlia Sá da UnB Digital

* Mediação: Leila Ribeiro 

10h15: PALESTRA “Indie Games como uma nova mídia criativa” com SAULO CAMAROTTI

11h30: PALESTRA “Coletivo Temporário: a desinvenção dos processos de trabalho” com PEDRINHO FONSECA

ALMOÇO

14h: PALESTRA “Como nossos pais?” com LUANDA FONSECA

15h15: PAINEL ARTE URBANA – MULHERES E A ARTE DE RUA

+ Ju Borgê, grafiteira

+ Camila Siren, grafiteira

+ Patrícia del Rey do Coletivo Transverso

16h20: PALESTRA “O papel social do Youtube e das novas mídias” com FELIPE VENTURA do Canal DRelacionamentos

17:35: PAINEL SAÚDE INTEGRATIVA

+ Maria Bezerra da Escola de Benzedeiras de Brasília

+ Dandara Baçã da UnB

+ Marcos Freire do CERPIS

+ Everton Santos do Hospital São Vicente de Paulo

* Mediação: Deise Lopes do Instituto Vitta

**MUSEU CORREIOS**

Sábado (04.08)

9h: PALESTRA ” Biominética – Soluções Baseadas na Natureza” com CAROL FREITAS

11H30: PALESTRA “Design Sprint” com RENATO CONTAIFER do Startaê

14h: PAINEL DAS MINA: a voz das mulheres do DF nas Ruas e nas Redes

+ Karlinha Ramalho, poetiza, professora e produtora cultural

+ Meimei Bastos, escritora e coordenadora do Slam Q’brada

+ Rayane Soares, ativista cultural

* Mediação: Marilia Sampaio

15h15: PALESTRA “Arte em Curso” com FLÁVIO NARDELLI

17:35: PAINEL NOVAS ECONOMIAS

+ Lais Guedes do Banco de Tempo Brasília

+ João Luiz Homem de Carvalho, professor de “Decrescimento” na Unb

+ Rafael Rodeiro do Ribbon.io

**CASA DE CULTURA DA AMERICA LATINA (CAL – capacidade de 80 pessoas)**

SEXTA (03.08):

9h: YOGA PARA DESPERTAR com Andrea Hughes.

10h15: OFICINA “Gerenciamento de Carreira Artística” com MISTER PINGO da Garagem aos Palcos

11h30: OFICINA “Cosméticos Naturais: se cuidando e cuidando do planeta” com SANDRA NUI

ALMOÇO

14h: PALESTRA “Empreendedorismo Social” com KÁTIA FERREIRA do projeto Apoena 

15h15: OFICINA “Hortas em pequenos espaços” com JUAREZ da Horta Linda 

16h20: OFICINA “Como funciona o sistema político” com GABRIEL LEPILETIER do Politize

17:35: OFICINA “O que você precisa saber para aprovar um Projeto de Cultura” com TUKA VILALOBOS do Acontece no Museu 

SÁBADO (04.08)

10h15: WORLD CAFE “Como reinventar organizações?” com a EQUIPE MIRÁ

11h30: OFICINA “Hortas Alternativas: Aproveitando materiais recicláveis” com BRUNO MACEDO

ALMOÇO

14h: OFICINA “Como montar uma composteira doméstica (minhocário)” com HUGO VALE do Destino Correto

15h15: OFICINA “Comunicação Não Violenta” com NOLAH do Instituto de Comunicação Não Violenta do Brasil 

16h20: OFICINA “PANC (Plantas Alimentícias não convencionais)” com BRUNA DE OLIVEIRA da Criola

Lembrando que a missão do PorQueNão? é divulgar conteúdos riquíssimos como esse. A gente acredita que a transformação vem através de bons exemplos, e para continuar trabalhando com um time incrível mais os equipamentos e deslocamentos necessários, contamos com você. Conheça a nossa campanha de financiamento (https://apoia.se/porquenao)

Comente aqui!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *